Você está visualizando atualmente Vejam evidências de validade já na versão de adaptação da WASI para o português brasileiro

Vejam evidências de validade já na versão de adaptação da WASI para o português brasileiro

No artigo intitulado: “Validação dos subtestes verbais da versão de adaptação da WASI” de autoria: Vanessa Stumpf Heck; Denise Balem Yates; Letícia Carol Poggere; Silésia Delphino Tosi; Denise Ruschel Bandeira e Clarissa Marceli Trentini

Neste artigo foram realizadas correlações entre as provas Raciocínio Verbal (RV) e Raciocínio Abstrato (RA) do teste de inteligência chamado BPR-5 e os subtestes  verbais Vocabulário e Semelhanças da versão de adaptação da escala WASI.

Participaram do estudo quarenta e seis alunos do ensino fundamental (6ª a 8ª série) de uma escola pública de Porto Alegre. Foram encontradas correlações significativas de moderadas a alta.  Assim, os subtestes RV, Vocabulário e Semelhanças demonstraram correlações superiores às do RA com os subtestes da WASI.

Isto poderia ser explicado pelo fato do RA utilizar figuras geométricas, enquanto os outros envolvem palavras. Os achados sugerem que os subtestes verbais da versão de adaptação da WASI contemplam os critérios de evidências de validade.