Você está visualizando atualmente Na sua opinião, a impulsividade na adolescência influencia o desempenho na WASI?

Na sua opinião, a impulsividade na adolescência influencia o desempenho na WASI?

Veja os achados nesse artigo científico intitulado “AVALIAÇÃO DA IMPULSIVIDADE EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO EM UM TESTE DE INTELIGÊNCIA EM ADOLESCENTES” de autoria das psicólogas: Fernanda Bertoni Otto, Alice Rodrigues Willhelm e Rosa Maria Martins de Almeida.

As autoras realizaram uma pesquisa para avaliar se a impulsividade na adolescência está relacionada com o desempenho na WASI. Participaram da amostra 190 adolescentes saudáveis com idade entre 10 e 16 anos.

 

A fim de mensurar a impulsividade foi utilizada a escala Barratt impulsiveness scale-youth (BIS-youth) e para avaliar os escores de QI foi administrada a Escala de Inteligência Wechsler Abreviada –WASI.

 

Para análise dos dados as autoras fizeram a Correlação de Pearson nas quais todas as comparações se mostraram significativas. Assim,  tanto a inteligência (QI) medida pela WASI, como seu percentil mostrou correlação negativa com todos os subtestes da BIS (atencional, motora e não-planejamento) e com seu escore total.

 

Dentro desse contexto as pesquisadoras puderam concluir que quanto maior foi o tipo de impulsividade, menor foi o desempenho no teste de inteligência. Portanto, a impulsividade do participante influencia na realização de uma tarefa de inteligência.