Você está visualizando atualmente Adolescência e a busca de avaliação psicológica

Adolescência e a busca de avaliação psicológica

O psicodiagnóstico interventivo é uma ferramenta fundamental no processo de auxílio do adolescente.

A adolescência

A adolescência é culturalmente conhecida como uma fase crítica da vida, caracterizada por mudanças físicas, sociais e emocionais. Essas complexas transformações próprias do desenvolvimento humano fazem com que o adolescente passe por um período de instabilidade psicológica.

A adolescência, portanto, tem um caráter peculiar, pois não encontra semelhança com nenhuma outra fase ou período do desenvolvimento da vida, revelando nuances, e linguagens subjacentes que apontam necessidades e manifestam um quadro complexo de indecisão subjetiva.

Outros aspectos da adolescência

Outro aspecto importante para salientar diz respeito às dúvidas (acerca do corpo, profissão, relacionamentos, família, etc) que surgem nesse período, pois o adolescente já não é mais criança, nem tampouco, adulto.

É nessa etapa da vida que as modificações começam a ocorrer: aquele filho, conhecido por ser muito tranquilo, de repente começa a desafiar os pais e a infringir regras. Ou quem sabe aquela filha, o “grude” da família, agora simplesmente não quer mais a companhia de seus pais, nem mesmo nas viagens!

O filho, que sempre contou tudo que acontecia para o pai, de repente está guardando segredos, sempre trancado no quarto. Já a filha, sempre muito responsável, anda esquecida e vem tirando notas mais baixas nas avaliações da escola.

Os pais na adolescência

Muitos pais, antes alvo de admiração, passam a ser criticados e até ridicularizados. Desta forma, o adolescente passa a demonstrar modificações em seu comportamento, com problemas escolares, defasagem cognitiva e ou dificuldade de relacionamento.

Neste momento, faz-se necessário a ajuda de um profissional da psicologia. Como vimos, a adolescência é uma fase tão importante e difícil, na qual ocorre uma invasão de sentimentos confusos que nem sempre é fácil administrar.

O papel do Psicólogo na adolescência

Os psicólogos irão ajudar o jovem a se reencontrar em meio a todas estas mudanças que acontecem, entender seus sentimentos, se controlar melhor e cuidar de todos os conflitos que estejam sendo vivenciados, sejam eles relacionados aos outros, ou a si mesmo.

E neste sentido, o psicodiagnóstico interventivo (modalidade de avaliação terapêutica em si mesma porque inclui avaliação e intervenção de modo simultâneo) é uma ferramenta fundamental nesse processo de auxílio do adolescente.