As Escalas Wechsler de Inteligência podem ser utilizadas nos contextos clínicos, psicoeducacionais e de pesquisa e garantem a avaliação das capacidades cognitivas de crianças, adolescentes e adultos.
Para tanto, no que se refere aos adultos, tínhamos disponível no mercado brasileiro a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (WAIS-III) que é composta por 14 subtestes e sua indicação é para avaliar pessoas de 16 a 89 anos de idade. Mas, atenção, ela não está com parecer favorável no SATEPSI!
Todavia, iremos falar sobre ela para você! Os subtestes que a compõem são: na área verbal (Vocabulário, Semelhanças, Aritmética, Dígitos, Informação, Compreensão, Sequencia de números e Letras) e na área de execução (Completar Figuras, Códigos, Cubos, Raciocínio Matricial, Arranjo de Figuras, Procurar Símbolos e Armar Objetos).
O tempo médio de aplicação é de 90 minutos. O instrumento se divide em Escala Verbal, Escala de Execução e Escala Total, além dos Índices Fatoriais: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento.
Para avaliação de crianças e adolescentes entre 06 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses encontra-se disponível em nosso mercado, com parecer favorável no SATEPSI, a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV).
Ela é composta por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares, e dispõe de quatro índices, à saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, além do QI Total. O tempo médio de aplicação é de 90 a 120 minutos.
Na WISC-IV, os subtestes principais do Índice de Compreensão Verbal são: Semelhanças, Vocabulário e Compreensão; e os suplementares são Informação e Raciocínio com Palavras. Os subtestes relacionados ao Índice de Organização Perceptual são Cubos, Conceitos Figurativos e Raciocínio Matricial; e o suplementar é Completar Figuras.
Em relação ao Índice de Memória Operacional, os subtestes são Dígitos e Sequência de Números e Letras; e o suplementar é Aritmética. Por fim, para o Índice de Velocidade de Processamento, os subtestes são Código e Procurar Símbolos; e o suplementar é Cancelamento.
Já a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI), com parecer igualmente favorável no SATEPSI, é composta por quatro subtestes.
O Vocabulário e o Semelhanças fornecem o QI Verbal. O Raciocínio Matricial e Cubos fornecem o QI de Execução. Juntos eles formam o QI Total.
Esses subtestes foram escolhidos para compor a escala em razão de sua forte associação com habilidades cognitivas gerais e sua relação com construtos de inteligência, tais como as dicotomias verbal/execução e cristalizada/fluida.
Em nosso país, a WASI foi adaptada para o português brasileiro pelas autoras: Clarissa Marceli Trentini, Denise Balem Yates e Vanessa Stumpf Heck e encontra-se disponível para venda. Essa escala é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo fornecer uma estimativa rápida (em torno de 30 min.) do funcionamento intelectual com apenas 4 subtestes. Ela pode ser aplicada em uma ampla faixa etária que vai dos 6 a 89 anos.
Por essas razões citadas a WASI é um instrumento de avaliação psicológica muito útil, especialmente quando existem algumas condições físicas, neurológicas ou psicológicas que impedem a realização de um processo demorado de testagem.